Stephanie Gilmore recebe último convite da WSL e Tati Weston-Webb fica fora do Mundial de 2026
Australiana, campeã oito vezes, garante wildcard restante; brasileira, que se afastou para cuidar da saúde mental durante a gravidez, dependeria do convite para seguir na elite
A Liga Mundial de Surfe (WSL) confirmou nesta terça-feira que Stephanie Gilmore será a última surfista a receber o wildcard feminino para a temporada 2026 do Circuito Mundial. A decisão deixa Tatiana Weston-Webb fora da elite no próximo ano.
Grávida de sua primeira filha e prevista para dar à luz em janeiro, Tati deixou o tour em março para priorizar sua saúde mental. Com poucos pontos acumulados no ranking, dependia de um convite da WSL para retornar em 2026.
Além da australiana, a havaiana Carissa Moore também foi agraciada com um wildcard. A última aparição competitiva de Carissa havia sido nos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto de 2024, quando chegou às quartas de final mesmo competindo grávida. Ela deu à luz sua filha, Olena, em fevereiro deste ano.
Stephanie Gilmore, maior campeã da história da WSL com oito títulos, também se afastou em 2024 para focar em projetos pessoais e profissionais. Sua última conquista mundial foi em 2022.
Outra ausência confirmada para 2026 é a da francesa Johanne Defay, que também se retirou do circuito devido à gravidez. A expectativa é que tanto ela quanto Tati Weston-Webb voltem à elite em 2027, mediante novos convites da WSL.

O Circuito Mundial do próximo ano começa apenas em abril.
