Max Weston e Malia Ilagan conquistam vitória no SumUp Noosa Longboard Pro

Max Weston e Malia Ilagan conquistam vitória no SumUp Noosa Longboard Pro

O SumUp Noosa Longboard Pro, divisão da World Surf League dentro do prestigiado Noosa Festival of Surfing, chegou ao fim hoje em condições perfeitas na praia de Noosa. Malia Ilagan (EUA), de Ventura, Califórnia, e Max Weston (AUS), das Northern Beaches de Sydney, foram os grandes campeões, garantindo a vitória após disputas intensas nas finais.

Malia Ilagan brilhou na decisão contra três das melhores longboarders da Austrália: Kirra Molnar, Tully White e Emma Perrier, que terminaram na 2ª, 3ª e 4ª colocação, respectivamente. Com combinações impecáveis de noserides e floaters no final das ondas, Ilagan conquistou seu segundo título consecutivo no WSL Longboard QS, repetindo o feito do Surfing For Hope Longboard Classic em Pismo Beach, Califórnia, em novembro do ano passado.

“Estou em choque!”, declarou Ilagan. “Não sabia que tinha vencido; da última vez que olhei, eu estava em quarto lugar, então apenas continuei surfando. Descobrir que ganhei foi incrível. Passei os últimos dias assistindo às outras competidoras arrasarem e não senti que estava no meu melhor desempenho, então foi maravilhoso conseguir mostrar meu melhor na final.”

Max Weston também fez história, conquistando sua segunda vitória consecutiva no evento, já que também venceu a última edição realizada em 2023. Em uma final emocionante, Weston superou Kai Ellice-Flint (AUS) por apenas 0,40 pontos. Ambos demonstraram combinações impecáveis de manobras no rail e tempo no bico da prancha, garantindo as duas primeiras posições. Jack Tyro (AUS) e Dylan Macleod (RSA) completaram o pódio, terminando em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

“É uma sensação incrível vencer esse evento novamente!”, celebrou Weston. “Parece que consigo encontrar meu ritmo aqui. Eu queria voltar ao WSL Longboard Tour e estou muito feliz que essa vitória me garantiu esse retorno. Agora moro em Melbourne e tenho surfado bastante em Bells Beach, então a motivação para competir nesse evento e estar no tour tem sido enorme. Curiosamente, tenho surfado com as pranchas do Kai (Ellice-Flint), então foi muito especial disputar a final com ele. Acho que ele está produzindo as melhores pranchas do mundo no momento, além de ser um grande amigo.”

Com essa vitória, Weston garante sua classificação para o WSL Longboard Tour 2025, que começa em julho, em Huntington Beach.

Outra classificada para o circuito mundial foi Kirra Molnar, que assegurou sua vaga com o vice-campeonato no SumUp Noosa Longboard Pro.

O SumUp Noosa Longboard Pro 2025, parte do icônico Noosa Festival of Surfing, aconteceu entre os dias 20 e 21 de março, em Noosa Heads, Queensland. Para mais informações, visite o site oficial da World Surf League: www.worldsurfleague.com.

Foto Destaque: Divulgação