Principais cabeças de chave avançam à final de simples na Etapa de Palmas

Todos os finalistas da IV Etapa do Circuito Nacional de Badminton 2024 – Campeonato Brasileiro Interclubes foram definidos nas partidas realizadas neste sábado (23). Na chave de simples da categoria Principal, Arthur Pomoceno e Jeisiane Alves, principais cabeças de chave do torneio, avançaram para suas respectivas finais.
Entre os homens, Arthur Pomoceno, do Paulistano, se classificou para a decisão com uma vitória sobre Gabriel Cury, do Clube Fonte de São Paulo-SP, por 2 a 1 (19/21, 21/8 e 21/12). Esta será sua terceira final em quatro etapas do Circuito Nacional neste ano. Na última ocasião, em Cuiabá, Arthur foi vice diante de Jonathan Matias, que venceu a partida em sets diretos (21/19 e 21/15).
“Eu sabia que não ia ser um jogo fácil, Gabriel é um cara técnico, rápido também. Primeiro set eu entrei usando uma tática que não deu certo, segundo set já mudei a tática, passei a ter mais paciência e passar as petecas. E no terceiro mantive e consegui ganhar. Feliz pela vitória, não contente com o jogo, mas agora é descansar para a final amanhã”, analisou Arthur.
O adversário do representante do Paulistano na decisão será Donnians Oliveira, da Associação Miratus-RJ. O atleta carioca superou Welton Menezes, do Pinheiros, por 2 a 0 (21/15 e 21/5) e garantiu seu lugar na grande final. Campeão da Etapa de São Paulo, a primeira da temporada, Donnians busca seu segundo título em 2024.
“Hoje foi muito produtivo, eu fui muito constante, é o que eu tô querendo desde o início da competição. Consegui entrar focado, mesmo cansado, e pra mim é muito gratificante chegar perto do ideal. Tô muito feliz do que eu fiz hoje nessa semifinal”, contou o carioca.
Jeisiane Alves e Sayane Lima vão à final em Palmas
Assim como no masculino, a cabeça de chave número um do evento também confirmou seu lugar na decisão da chave de simples. Jeisiane Alves, da Sociedade Hípica de Campinas-SP, venceu Maria Julia Nascimento, do Recreio da Juventude-RS, por 2 a 0 (21/12 e 21/18) e seguiu adiante em Palmas. Ela tentará conquistar sua segunda medalha de ouro no ano, já que foi campeã da Etapa de São Paulo.
“Entrei no jogo bem focada ali no primeiro set, consegui dominar bem o jogo, impor o meu ritmo. Aí ganhei bem o primeiro set e no segundo ela conseguiu entrar um pouco mais no jogo, perdi um pouco o foco no início, mas depois consegui voltar e sair com a vitória”, explicou Jeisiane.
Finalizando as semifinais da categoria Principal, Sayane Lima, do Joca Clube de Esportes-PI, encarou Ana Julia Ywata, do Zardo Morgenau-PR. Em partida que animou a torcida presente, a piauiense levou a melhor e saiu com a vitória por 2 a 0 (21/12 e 22/20). Esta será a primeira decisão de simples de Sayane na temporada.
“Eu gostei bastante (da partida), no último Nacional caí para a Juliana (Viana, atleta olímpica) no primeiro jogo, e o chaveamento agora foi um pouco melhor. Consegui treinar bastante e me saí melhor, minha adversária joga muito bem, foi um jogo bastante acirrado, tô muito feliz”, falou Sayane.
Joca Clube em duas finais de duplas
O principal destaque das chaves de duplas é a presença de atletas do Joca Clube em duas decisões da competição. Entre os homens, Marcos Ryan Sousa e Klerton Zaidan se classificaram com um triunfo sobre Donnians Oliveiras e Renan Melo, do Miratus, por 2 a 1 (21/14, 18/21 e 21/13). Agora, eles enfrentarão João Mendonça (Paulistano) e Kauan Sttocco (Associação Itapeti-SP), que eliminaram Arthur Pomoceno e Francielton Farias (Joca), em vitória pelo mesmo placar (14/21, 21/18 e 22/20).

Atletas: Julia Viana e a Sayane Lima / Crédito da foto: Victor Fardin/CBBd
No feminino, as piauienses Julia Viana e Sayane Lima avançaram após vencerem Ana Julia Ywata e Jackeline Luz (Fonte de São Paulo) por 2 a 0 (21/15 e 21/19). Suas rivais na disputa do título serão Jeisiane Alves e Tamires dos Santos (Paulistano), que derrotaram Julia Ferreira (Zardo Morgenau)/Maria Emanuelle da Rocha (Badminton do Grande Dirceu-PI) em sets diretos (21/12 e 21/11).
Confira no link abaixo e confira todos os resultados do dia nas disputas de duplas do Principal, das chaves Aberta B e de todas as categorias dos Jovens (Sub-23, Sub-19, Sub-17, Sub-15 e Sub-13).
https://www.tournamentsoftware.com/tournament/3bf10afc-92f1-4370-b720-5ab0232d28de/Matches
Sobre a CBBd
A CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) é a entidade responsável por administrar, dirigir, controlar, incentivar e difundir em todos os estados brasileiros a prática de badminton, parabadminton e airbadminton. Fundada em 1993, a CBBd tem sede no Rio de Janeiro e um Centro de Treinamento em Piracicaba, no interior de São Paulo. A entidade é filiada à Confederação Sul-Americana (CONSUBAD), Confederação Pan-Americana (BPAC) e Federação Mundial (BWF) da modalidade e tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro, parcerias com o Ministério do Esporte, Universidade Federal do Piauí, CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e Comitê Brasileiro de Clubes e patrocínio de Loterias CAIXA e DAIANOX. Siga a CBBd nas redes sociais: X, instagram e facebook.